quarta-feira, 17 de abril de 2019

Diário de bordo 22/03/2019

Diário de bordo dia 22 iniciamos o modo empreendedor uma experiencia muito boa, aprendemos como age e como funciona o empreendedorismo.

Diário de Bordo dia 11 ao dia 15

 As áreas que apresentamos foi, informática, metrologia, solda, construção civil e elétrica, onde minha equipe ficou com a área da elétrica. Após a apresentação de cada equipe os professores nos deram algumas dicas de como poderíamos melhorar na apresentação, e a cada apresentação temos que colocar essas dicas em prática e assim melhorar mais e mais a cada apresentação. No resto da semana, começamos a criar mais uma apresentação, onde foram divididas 5 equipes, cada equipe ficou com uma área que foi dividida por sorteio (sendo que a equipe também foi escolhida por sorteio), onde cada equipe foi na área determinada e conversou com o professor da área, onde os professores nos falou um pouco sobre a área e algumas novidades da área (pois o objetivo da apresentação era mostrar as inovações de cada área), após a conversa com o professor, fomos até a biblioteca em busca de mais informações sobre nossa área, após a conversa com o professor e a pesquisa na biblioteca, voltamos a sala e começamos a criar nosso slide, onde tivemos até quinta-feira para prepará-lo, e na sexta-feira apresentamos Na segunda-feira apresentamos o slide que criamos na sexta-feira sobre empreendedorismo, onde cada equipe ficou com uma parte, o tema da minha equipe foi "como identificar idéias criativas e criar suas oportunidades".

sexta-feira, 22 de março de 2019

Diário de bordo dia 07/03/2019

   No dia 07/03, começamos um novo período de aulas, agora com a professora Mychella, onde no primeiro dia, ela nos perguntou nosso nome, idade e empresa, ela também nos passou uma pequena atividade, na qual ela colocou algumas perguntas que tínhamos que responder em grupo, após as equipes terminarem de responder, ela escolheu um equipe para responder a pergunta e as outras equipes tinham que dizer se concordam ou não, no caso tínhamos que fazer um debate.

diário de bordo dia 25/02/2019

No dia 25 com o nosso Professor João fizemos uma apresentação sobre empreendedorismo foi muito boa as apresentações dos meus amigos gostei muito de hoje e cada dia mas nos dedicando para ser um bom empreendedor e depois sitamos umas características: liderança, ousadia, confiança. 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

27/02/2019

Diário de bordo no dia 27 foi a continuação da montagem da empresa e falamos sobre os objetivos e a visão da empresa.

Diário de bordo 26/02/2019

Diário de bordo dia 26 nos começamos a montar uma empresa, para apresentar na sexta, ta sendo uma experiencia boa.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

diário de bordo dia 22/02/2019

No dia 22 com a professora zenilda nos conhecemos um pouco ela tento aprende os nossos nomes e depois passou um texto com perguntas para agente discutir a cada um da sua opinião sobre o texto foi uma aula boa aprendi que não podemos mentir quem somos em nosso currículo temos que falar quem somos,características e se você tem uma profissão não minta fale a verdade para você não se queimar no mercado de trabalho. e passou um trabalho para elabora um slide para.       

diário de bordo dia 21/02/2019

Hoje no dia 21 o Professor João fez uma apresentação de slides sobre o INSS e os descontos e salário base. Depois da apresentação nós discutimos sobre o assunto e fizemos uma atividade e falou sobre a leis da aprendizagem e trabalhísticas foi uma aula muito dinâmica nós aprendemos uma pouco sobre nossos direitos. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Diário de bordo 20\02\2019

No dia 20 tivemos três atividades pessoais para saber se somos capazes, uma atividade muito boa e compreensiva, tivemos também o professor João explicando um pouco sobre as leis da aprendizagem industrial.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Diário de bordo 18\02\2019

Dia 18\02\2019: teve uma apresentação a ultima apresentação que faltavam, falaram muito bem e apresentação foi melhor ainda, e também tivermos uma aula do professor João, e ele estava falando sobre o assunto da ÉTICA, sobre, PRINCÍPIOS DA ÉTICA, NORMAS DA ÉTICA, ÉTICA DE LUCRO, OBJETIVOS DA ÉTICA, um assunto muito importante tanto para nos quanto na área de trabalho.

DIÁRIO DE BORDO DIA 14/02/2019

Dia 14\02\2019 fizermos a elaboração do slide para apresentar o trabalho de sinalizações de segurança, uma aprendizagem muito boa e como estamos em uma área de aprendizagem e conhecimento, é foi uma boa ideia do professor apresentar esse trabalho para gente conhece um pouco sobre cada área. E cada dia mais aprendendo uma coisa nova com  o professor João ele se dedica muito para dar uma boa aula para gente e só viemos para somar com ele e com todos.

DIÁRIO DE BORDO DIA 12/02/2019

Hoje no dia 12 fizemos uma pesquisa sobre as normas regulamentares e postamos aqui no blog que aprendemos todas as normas vou sita uma delas aqui. A NR 17 trata sobre a ergonomia no trabalho e tem como objetivo proporcionar o conforto, diminuir os riscos de lesões dos profissionais e aumentar a produtividade. e falamos um pouco sobre a (CIPA): Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta.

DIÁRIO DE BORDO DIA 13/02/2019

Hoje no dia 13, demos uma volta pela a escola para tira algumas fotos para fazer uma apresentação para o professor João e com isso tiramos muitas fotos de varias áreas como por exemplo: área de eletricidade, corte e costura, mecânica, construção civil. E fizemos uma elaboração do slide.

DIÁRIO DE BORDO DIA 15/02/2019

No dia 15 teve uma apresentação de trabalho e foi bom, porque estamos aprendendo cada dia mais com as apresentações e com as pesquisas que estamos apresentando.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

DIÁRIO DE BORDO DIA 11/02/2019

       No dia 11\02\2019 teve algumas apresentações que faltaram ser apresentadas, e também tivermos uma apresentação do professor João falando um pouco sobre sustentabilidade seus benefícios e quais são seus objetivos, uma aula muito boa e aprendemos como deixa o slide melhor para apresentação e para não deixar o texto muito cansativo tanto para o publico como para quem ta apresentando, gostamos muito da aula de ontem e esperamos aprender cada dia mais. 

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

DIÁRIO DE BORDO DIA 08/02/2019

No dia 08 terminamos o trabalho e para continuar fizer nossas apresentações com  a professora Marcia, nesse dia muito corrido e com nossas dificuldades de apresenta foi muito grande mais isso com o tempo vamos desenvolver, não vou fala que foi uma aula boa e nem ruim veio a pedagoga Elida ver nossa apresentação.  









Diário de bordo 07\02\2019

        Dia 07\02\2019 Foi dia de elaboração do slide, o dia em que estávamos aprendendo mais um pouco sobre a pesquisa do dia anterior, e que aprendemos sobre as certificações ambientais e sues quis são os tipos, pesquisamos sobre a ISO 14.001, benefícios do certificado e quis são eles, estamos gostando muito de aprender cada dia mais.



Nossas dificuldade:


Everton Luan: Minha dificuldade ta sendo na parte da apresentação, mais pretendo com a aprendizagem e o conhecimento, a minha leitura já melhorei bastante. 


Dreykson Luiz: Minha dificuldade e na questão da apresentação.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Diário de bordo 06\02\2019

                                      Dia 06\02\2019


       Aprendemos sobre a certificações ambientais, pesquisamos, sobre, quais são os tipos, * ISO 14.001 


- O que é ISO


- De onde surgiram


- Objetivos


       E depois pesquisamos sobre os benefícios do certificado:


- Para a empresa


- Para o cliente


- Para o meio ambiente


- Para o funcionário 


Pesquisamos muitas coisas que gostamos muito de aprender e estamos muitos satisfeitos e dispostos para aprender muito mais e queremos também ter mais conhecimento, 

Everton Luan: Minha dificuldade é na parte da leitura e pretendo estudar mais e se esforçar mais para aprender.




quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Diário de bordo 05/02/2019

   No dia 05/02/2019 aprendemos muitas coisas sobre, normas regulamentadoras e eu gostei muito de aprender sobre as normas da empresas e pretendo aprender muito mais a NR.

1 -  COMO SURGIRAM AS NORMAS REGULAMENTADORAS 

2 - CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES  OBRIGATORIEDADE

3 - OBJETIVO 

4 - ORGANIZAÇÃO

5 -   CIPA – ATRIBUIÇÕES

6 - NORMA REGULAMENTADORA 6 -  NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

7 -  O QUE É E DO QUE SE TRATA A NR 10

Aprendemos muitas coisas importantes, e espero aprender muito mais, gostei muito de aprender as normas, e espero daqui para a frente conhecer mais normas da NR.

66OA

66

DIÁRIO DE BORDO DIA 01/02/2019

Hoje dia 1 falamos sobre o direitos humanos e fizemos uma pesquisa o que são o diretos humanos e postamos no blog e fizemos também uma historia em quadrinho sobre o artigo de leis eu fiz o artigo 10 que e:Todas as pessoas têm direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública julgada por um tribunal independente e imparcial em determinação dos seus direitos e obrigações e de qualquer acusação criminal contra elas. foi sobre isso que aprendemos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Normas regulamentadores ( NRs )


                                          NORMAS  REGULAMENTADORAS  ( NRs )


As normas regulamentadoras são elaboradas pelo ministério de trabalho e emprego ( TEM ). Essas normas foram criadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa. Uma das principais funções das NRs é garantir o cumprimento da CLT (consolidação das leis do trabalho) e também para detalhá-La 



                Como surgiram as Normas Regul
amentadoras?


       Quando as normativas foram criadas no Brasil, não só o setor da construção civil, mas todas as áreas careciam de um normativa legal para que houvesse melhorias nos ambientes de trabalho.“Antes das NRs, o número de acidentes e de adoecimentos era alto e, por isso, fez-se necessário que o governo inserisse parâmetros legais regulatórios”, comenta o engenheiro e fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Antonio Pereira Nascimento.


       O também engenheiro e fiscal do MTE, Gianfranco Pampalon, relata que, na década de 1970, a cada sete empregados, um sofria acidente de trabalho. “Vivíamos uma era de grande crescimento econômico e, portanto, muitas obras de infraestrutura foram realizadas, causando diversos acidentes e mortes motivadas pela falta de segurança. A situação prénormas regulamentadoras era muito, mas muito ruim”, analisa.


     No período citado por Gianfranco, havia grandeinformalidade nos contratos laborais, principalmente nos canteiros de obra, e foi em virtude deste quadro que o governo brasileiro, signatário de várias resoluções da organização Internacional do Trabalho (OIT), se viu obrigado a tomar uma iniciativa para reduzir os altos números de acidentes.




CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES  OBRIGATORIEDADE



Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.


                                                     OBJETIVO



A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.



                                                   ORGANIZAÇÃO




A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.


                                              CIPA – ATRIBUIÇÕES



                  A CIPA terá por atribuição:

 - identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; - participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho;
 - realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
                        
                             
                              
                      REGULAMENTADORA 6 -  NR 6 EQUIPAMENTO DE                                 PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI



6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora - NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.





                                  O QUE É E DO QUE SE TRATA A NR 10?




      A Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade possui como objetivo regulamentar quanto à segurança dos serviços que de algum modo envolvam a eletricidade. Assim fazendo, essa norma também tem como responsabilidade garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos profissionais que estão envolvidos de forma direta ou indireta na prestação desse tipo de atividades e serviços.

                                              
                                                         
                                                             
                                                            
                                                                 
                              O QUE É DO QUE SE TRATA NR 9? 

                                                          Mapa de risco?

                           O mapa de risco é uma representação gráfica que tem o objetivo de apresentar de formas simples e padronizada os riscos presente no ambiente de trabalho. 

                           É Apresentado de acordo com layout do local analisado através de círculos com cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles.

                           A legenda apresenta os riscos associados ás cores, já o tamanho dos círculos no mapa representa a intensidade ou o tamanho do risco na área. 


                                
              


   

                                          NR 17 E SEUS OBJETIVOS 




                        A NR 17 trata sobre a ergonomia no trabalho e tem como objetivo proporcionar o conforto, diminuir os riscos de lesões dos profissionais e aumentar a produtividade.   

                       A ergonomia é um conceito estabelecido através da norma regulamentadora nº 17, também conhecida como NR-17, que tem como objetivo garantir certos parâmetros para a boa condição de trabalho, partindo de uma adaptação às características físicas e psicológicas dos empregados, a fim de oferecer conforto máximo, desempenho e segurança durante o expediente de trabalho.




                               NR 18 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO 

                           uma própria descrição diz, a NR 18 estabelece as condições e o meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organização, com o objetivo de implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos. Na prática, é a NR 18 que diz quais são os procedimentos, dispositivos e atitudes a serem observados para cada uma das atividades que se desenvolvem em um canteiro de obras


                                        Qual é a importância da NR 23?




O motivo primordial para o cumprimento da Norma Regulamentadora 23 é garantir a segurança das pessoas e dos bens da empresa em caso de incêndio. Afinal ela estabelece alguns padrões e procedimentos que ajudam na evacuação, combate a chamas e acesso e retirada de possíveis vítimas. Além disso, o não cumprimento da norma pode acarretar multas e outras punições.

                  
                                           NR 35



A NR35 pertence a um conjunto de normas regulamentadoras criadas, divulgadas e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Essa norma, assim como as demais, deve ser seguida à risca por parte das empresas e profissionais autônomos que atuam nas áreas abrangidas por essa NR. Para saber no que consiste essa norma, objetivo e regras principais, confira nosso artigo.
O que é a NR 35?

A NR 35 trata especificamente das regras e recomendações que devem ser seguidas com relação aos trabalhadores que desenvolvem atividades em altura.
Objetivos da NR 35

O objetivo da NR 35 é garantir a segurança das pessoas que trabalham em altura, sejam elas vinculadas a empresas ou na condição de autônomo. Essa NR define regras claras que devem ser adotadas pelas empresas com relação aos cursos, treinamentos, equipamentos de segurança e práticas seguras para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores atuantes em altura.





segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Saúde e segurança do trabalho

        CONCEITOS DE ACIDENTES DO TRABALHO 



        Como foi dito, a saúde Ocupacional é uma área de saúde que cuida da saúde do trabalhador. Essa área olha especialmente para a prevenção de doenças ou problemas que possam ser gerados pelo trabalho e seu objetivo é promover o bem-estar tanto físico quanto mental e social dos trabalhadores no exercício de suas Ocupações. [ BARBOSA FILHO 2011 ]

       A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e á conservação da sua capacidade de trabalho. 

      O QUE PODE SER CONSIDERADO UM ACIDENTE DE TRABALHO 

          O art. 19 da lei n. 8.213/91, defini acidente de trabalho como aquele"que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho". Mas, só sera considerado acidente de trabalho quando provoca lesão corporal ou pertubação funcional que cause a morte, a perda ou a redução [ permanente ou temporária ] da capacidade para o trabalho

              O QUE É UMA DOENÇA OCUPACIONAL 

Os Equipamentos de Proteção Coletiva servem para proteger o ambiente de trabalho, são medidas de segurança que são adotadas para diminuir ou eliminar os riscos ambientais identificados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. A NR 9 identifica os riscos ambientais e estabelece medidas de proteção, sendo uma delas, a proteção coletiva , Os EPCs são equipamentos que garante essa proteção e são muito eficientes para eliminar os riscos antes mesmo de estabelecer o uso do EPI.

Tipos de EPC:

  • Placas de Sinalização;
  • Sensores de presença;
  • Cavaletes;
  • Fita de Sinalização;
  • Chuveiro Lava-Olhos;
  • Sistema de Ventilação e Exaustão;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;
  • Sistema de Iluminação de Emergência.

                       EPI: Equipamento de Proteção Individual

   O  Equipamento de Proteção Individual protege a integridade física do trabalhador e minimiza danos à saúde. Como o próprio nome já diz, é uma proteção individual para cada usuário! De acordo com a NR 6, é obrigatório o fornecimento do EPI gratuito para todos os colaboradores. O equipamento deve ser adequado para o tipo de risco existentes com um ótimo estado de conservação e desempenho para não expor o usuário aos perigos do ambiente por uma falha do equipamento. Por isso, é fundamental a análise do funcionamento do EPI para reduzir os acidentes de trabalho.

                                    Tipos de EPIs:

  • Proteção da cabeça: capacete de segurança, capuz, balaclava, etc;
  • Proteção dos olhos e face: óculos de proteção, máscaras;
  • Proteção auditiva: protetor auricular, abafadores de ruídos;
  • Proteção respiratória: respirador;
  • Proteção do tronco: coletes;
  • Proteção dos membros superiores: luvas de segurança, braçadeiras;
  • Proteção dos membros inferiores: calçados de segurança, calças.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

DIREITOS HUMANOS

                  o que são direitos humanos?

Direitos humanos: falamos muito deles e, principalmente, de suas violações.

Para fugir de estereótipos e estigmas, queremos apresentar uma breve conceituação do que são direitos humanos.

Direitos humanos são direitos e liberdades fundamentais que pertencem a cada uma e cada um de nós, em todas as partes do mundo. Liberdade, vida e respeito são temas essenciais para entender o assunto.  

A Declaração Universal dos Direitos Humanos 

Foi após os horrores da Segunda Guerra Mundial que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi escrita para, então, delinear e proteger os direitos básicos de todo ser humano. A aprovação desse documento tão importante que formaliza tais direitos – independente de cor, gênero, orientação sexual, religião ou origem – aconteceu no dia 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas definiu 30 direitos e liberdades inalienáveis e indivisíveis – ou seja, direitos e liberdades que são seus, intransferíveis e que não podem dissociados de você. Entre eles estão o direito à liberdade de expressão, de manifestação, o direito à educação inclusiva e de qualidade, o direito a gozar do mais alto nível possível de saúde e o direito à vida.


                                     Artigo 10.º

Todas as pessoas têm direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública julgada por um tribunal independente e imparcial em determinação dos seus direitos qualquer acusação criminal contra elas.

     

          Historia em quadrinho direitos humanos











DIÁRIO DE BORDO DIA 31/01/2019

  • Hoje dia 31 fizemos uma pesquisa sobre direitos humanos e um slides no PowerPoint.
  • E estudou sobre o assunto.

Diário de bordo 25\01\2019

   No dia 25\01\2019 tivemos uma experiencia muito boa, fizemos umas postagens no blog sobre os dias de curso, que foi dia 21,  22,  23,  24 e 25 esses dias ta sendo os melhores dias de aprendizagem industrial que já tivemos, e tivemos que gravar um video com a Alcicleide, falando sobre o curso sobre o que estamos achando, estamos gostando muito, achando muito boa essa experiencia de aprender o conhecimento e de ter formado uma família dentro do Senai e fora do Sanai, gostei muito de aprender coisas novas, como usar PowerPoint...

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Diário de bordo 28\01\20119

O dia 28\01\2019, nos aprendemos a fazer muitas coisas, tipo, nos aprendemos como a comunicação serve dentro da empresa e fora dela também, gostamos muito da aula do dia 28 achei muito interessante a comunicação informal, mais eu gostei mais da formal, porque a experiencia de poder aprender a fazer o quadrinho foi ótima, gostei muito de saber quais são as palavras formais, para quando nos chegar la não da uma mal impressão e sim pelo o contrario mostra que eu tenho uma boa postura e uma boa conversa,


Dificuldades.


Everton: Minha dificuldade no geral é falar em publico e um pouco da leitura, mais eu pretendo aprender cada dia mais e poder fazer essa dificuldade virar habilidade 


Dreykson: Minha dificuldade e um pouco de tudo como: ler em publico.

DIÁRIO DE BORDO DIA 30/01/2019

  hoje quarta-feira ,aprendemos a elaborar uma pesquisa sobre os tipos de tipologia ,onde agente adquiriu vários conhecimentos nessa área da pratica que o nosso professor JOÃO MARTINS//E  foi dinâmico .estou cada dia me capacitando e evoluindo nesse quesito... 

  As dificuldades: São poucas mas com o tempo vamos desenvolvendo é com as dificuldades para que nossa empresa se surpreenda com a nossa capacidade de aprender e ter o conhecimento.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

RESPOSTA DA ATIVIDADE

            Atividade - TIPOLOGIA TEXTUAL

A) Numere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentada:

(1) descrição     (2) narração   (3) dissertação

(  2  ) O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou a um funcionário onde ficava a cidade mais próxima. Ele respondeu que havia um vilarejo a dez quilômetros dali. 

(   2  ) O rapaz, depôs de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou:

__ Onde fica a cidade mais próxima?

__ Há um vilarejo a dez quilômetros daqui__ respondeu o funcionário. 

(  1   ) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalculável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta desse lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranquilidade e aconchego.

(   3   ) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos. Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem co apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidades conscientes.

(   2  ) As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala á espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsa-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

(  1  ) Joaquim trabalhava em um escritório que ficava no 12° andar de um edifício da Av. Paulista. D lá avistava toso os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os frequentes congestionamentos os automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.

(  3  ) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitável.

(   2  ) O candidato à vaga de administrados entrou no escritório onde iria ser entrevistado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter um bom currículo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com ar de extrema seriedade e começou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatório parecia interminável. Porém, toda aquela sensação desagradável dissipou-se quando ele foi informado de que lugar era seu.

(  2  ) Estava parado no ponto de ônibus, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhava lentamente pela rua. Ele tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o pegou com todo o cuidado, abriu e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.

(  1   ) O objeto tem o formato semelhante ao de uma torre de igreja. É constituído por um único fio metálico que, dando duas voltas sobre si mesmo, assume a configuração de dois desenhos (um dentro do outro), cada um deles apresentando uma forma específica. Essa forma é composta por duas figuras geométricas: um retângulo cujo lado maior apresenta aproximadamente três centímetros e um lado menor a cerca de um centímetro e meio; um dos seus menores é, ao mesmo tempo, a base de um triângulo equilátero, o que acaba por torna-lo um objeto ligeiramente pontiagudo.

(  3  ) A televisão aliena o homem por requisita-lo inteiramente para si, uma vez que as informações que traz são bombardeadas em frações de segundos, não permitindo o menor desvio de sua atenção e nem uma reflexão mais aprofundada devido á rapidez e à quantidade de informações.

TEXTO DISSERTATIVO

    DISSERTAÇÃO

    Podemos dizer que dissertar é falar sobre algo, sobre determinado assunto; é expor; é debater. Este tipo de texto apresenta a defesa de uma opinião, de um ponto de vista, predomina a apresentação detalhada de determinados temas e conhecimentos.Para construção deste tipo de texto há a necessidade de conhecimentos prévios do assunto/tema tratado.

    Regra gramatical para esse tipo de texto (Dissertação):

    Dissertar é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre um tema, por meio de argumentos.

    Estrutura da dissertação

    EXPOSITIVA Predomínio da exposição, explicação

    ARGUMENTATIVA Predomínio do uso de argumentos, visando o convencimento, à adesão do leitor.

    Introdução

    Apresentação do assunto sobre o qual se escreve (Apresentação da tese).

    Apresentação do assunto sobre o qual se escreve (apresentação da tese) e do ponto de vista assumido em relação a ele.

    Desenvolvimento

    Exposição das informações e conhecimentos a respeito do assunto (é o momento da discussão da tese)

    A fundamentação do ponto de vista e sua defesa com argumentos. (Defende-se a tese proposta)

    Conclusão

    Finalização do texto, com o encerramento do que foi dito

    Retomada do ponto de vista para fechar o texto de modo mais persuasivo

    Exemplo:Redução da maioridade penal, grande falácia O advogado criminalista Dalio Zippin Filho explica por que é contrário à mudança na maioridade penal.

    Diuturnamente o Brasil é abalado com a notícia de que um crime bárbaro foi praticado por um adolescente, penalmente irresponsável nos termos do que dispõe os artigos 27 do CP, 104 do ECA e 228 da CF. A sociedade clama por maior segurança. Pede pela redução da maioridade penal, mas logo descobrirá que a criminalidade continuará a existir, e haverá mais discussão, para reduzir para 14 ou 12 anos. Analisando a legislação de 57 países, constatou-se que apenas 17% adotam idade menor de 18 anos como definição legal de adulto.


TEXTO NARRATIVO

                             NARRAÇÃO

Ao longo de nossa vida estamos sempre relatando algo que nos aconteceu ou aconteceu com outros, pois nosso dia-a-dia é feito de acontecimentos que necessitamos contar/relatar. Seja na forma escrita ou na oralidade, esta é a mais antiga das tipologias, vem desde os tempos das cavernas quando o homem registrava seus momentos através dos desenhos nas paredes.

Regra gramatical para este tipo de texto (NARRAÇÃO):

Narrar é contar uma história que envolve personagens e acontecimentos. São apresentadas ações e personagens: O que aconteceu, com quem, como, onde e quando.


Segue a seguinte estrutura:


NARRAÇÃO/NARRAR (CONTAR)

Personagens (com quem/ quem vive a história – reais ou imaginários) Enredo (o que/ como – fatos reais ou imaginários) Espaço (onde? /quando? )

TEXTO DESCRITIVO

                                 Texto descritivo

A principal finalidade de um texto descritivo é apresentar a descrição pormenorizada de algo ou alguém, levando o leitor a criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito. A descrição pode ser mais objetiva ou mais subjetiva, focando apenas aspectos mais importantes ou também detalhes específicos.
Os textos descritivos não são, habitualmente, textos autônomos. O que acontece mais frequentemente é a existência de passagens descritivas inseridas em textos narrativos, havendo uma pausa na narração para a descrição de um objeto, pessoa ou lugar.
Exemplos de texto descritivo:
  • folhetos turísticos;
  • cardápios de restaurantes;
  • classificados;
  • ... 



TIPOLOGIA TEXTUAL

Sempre cai nas provas o assunto “Tipologia textual” (Tipos textuais) mas muita gente confunde com “Gêneros Textuais” (gêneros discursivos).
Querem dizer a mesma coisa?
Não.
Estas são duas classificações que recebem os textos que produzimos a longo de nossa vida, seja na forma oral ou escrita.
Sendo que a primeira leva em consideração estruturas específicas de cada tipo, ou seja, seguem regras gramaticais, algo mais formal.
Já a segunda preocupa-se não em classificar um texto por regras, mas sim levando em consideração a finalidade do texto; o papel dos interlocutores; a situação de comunicação. São inúmeros os gêneros textuais: Piada, conto, romance, texto de opinião, carta do leitor, noticia, biografia, seminário, palestras, etc.

O Que É Tipologia Textual?

Como dito anteriormente, são as classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características. São as classificações mais clássicas de um texto: A narração, a descrição e a dissertação. Hoje já se admite também a exposição e a injunção. Ao todo são 5 (cinco) tipos textuais.
  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo (expositivo e argumentativo);
  • Texto explicativo (injuntivo e prescritivo).
É de salientar que um único texto pode apresentar passagens de várias tipologias textuais.

                                   



segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Os Elementos do processo de comunicação


A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo tempo, independentemente da forma ou da localização. O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.

Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de:

-Linguagem falada ou escrita,
-Linguagem de sinais,
-Ideias,
-Comportamentos e atitudes.

No entanto, a comunicação jamais poderá ser compreendida como um fenômeno isolado, pois ela somente será efetiva, se outros elementos estiverem presentes nessa dinâmica.


Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são: 

Emissor = É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Receptor = É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
Mensagem = Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
Canal = É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.


Entende-se que a organização deve estar atenta ao que vai além das palavras no processo de comunicação. É preciso focalizar também os gestos, as expressões e atitudes. Ao mesmo tempo, ressalta-se que o mais importante é ter capacidade de uma escuta atenta ao que diz o cliente, pois ele repassará para a empresa o feedback de todo o investimento realizado em sua direção.

O maior cuidado deve estar em não produzir “ruídos” ao realizar a comunicação. Isso quer dizer ter certeza de que a mensagem emitida foi corretamente recebida e interpretada pelo público-alvo.
É preciso ter o conhecimento das técnicas e dos conceitos para colocar as palavras certas em função da comunicação certa.




   A comunicação informal dentro de uma empresa é capaz de proporcionar diversas formas de interpretação da mensagem. É desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, “sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos ‘boatos e rumores’” (Watanabe, 2009).
A comunicação informal é aquela que veicula noticias que podem ou não estar relacionado com a empresa.  Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores. Uma das questões que mais chamam a atenção é o fato de nessas comunicações informais ocorrerem os famosos “boatos”, ou mais conhecido como "rádio peão" que é formada por funcionários dentro de uma empresa, a partir de um comunicado que corre entre os setores e que não é formalizada pela organização. Sendo bem gerenciada, essa comunicação pode ser um meio de trazer resultados positivos.


     Uma das ferramentas comuns é o Messenger corporativo, onde os funcionários conseguem se comunicar o tempo inteiro com pessoas de todos os outros setores, mas claro que sem afetar o seu rendimento no trabalho. Assim como os blogs corporativos que costumam trabalhar com uma linguagem mais próxima do seu colaborador.
Através da utilização destes tipos de comunicação em uma empresa, podemos perceber a eficácia de cada um, e os obstáculos a serem enfrentados, para conduzir da melhor forma os fluxos comunicacionais.


                 Comunicação formal




A comunicação formal de maneira geral é escrita, segue modelos pré-determinados e tem seu trâmite e movimentação registrada e documentada pelos órgãos responsáveis. Toda comunicação, seja ela externa ou interna, que siga padrões e modelos determinados pela organização é uma comunicação tida como formal.Ou seja, se á uma maneira específica, estabelecida pela organização, de se comunicar com um subordinado, um superior ou com outro setor ou empresa, estamos diante da comunicação formal.Como exemplo de comunicação formal temos o memorando, o ofício etc.
 
A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Diário De Bordo 24\012019

 No dia 24\01\2019 quinta - feira. Aprendemos como fazer um blog com o professor João, fizemos uma busca sobre nossa empresa e sobre os objetivos que ela pretende conquistar, criamos um blog para falar sobre a empresa e o dia a dia do nosso curso, a primeira postagem do nosso blog foi falando um pouco sobre a historia da empresa: O grupo empresarial da Multidoor tem mais de três décadas de experiência em engenharia e arquitetura — começando pelos fundadores, o engenheiro Roberto Pimentel Lopes e a arquiteta Leila Pimentel Lopes.

DIÁRIO DE BORDO DIA 23/01/2019

      No dia 23/01/2019 Fizemos uma apresentação sobre a empresa Pimentel Lopes e seus objetivos, foi uma dificuldade por que não achamos muita coisa sobre a empresa Pimentel Lopes, Aprendi um pouco sobre a minha empresa e pretendo dar meu máximo para aprender mais com o professor João, ele nos ajuda muito, é bom saber que podemos contar com ele, e só temos muito o que aprender não só com ele mais sim com todos os outros.

Diário De Bordo 22\01\2019

    No dia 22\01\2019  Terça - Feira com a professora Márcia Brito, aprendemos muitas coisas no segundo dia de aula, como por exemplo, A dinâmica do CHA, Conhecimento, habilidade e atitude, vamos falar um pouco sobre o significado de cada Palavra: 

   CONHECIMENTO: é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou noção de alguma coisa. É o saber, A instrução e a informação. conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.   

   ATITUDE: A atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. De acordo com a psicologia, A atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstancias diferentes. As atitudes determinam a vida de cada indivíduo as atitudes são patenteadas através das ações repetidas de uma pessoa. 

   HABILIDADE: Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa. O conceito de habilidade estar intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza. 

   ASSUNTO DO TOUR: conhecemos varias áreas, como mecânica, área de atuação, alimentos, artes gráficas, eletrônica, eletricidade, energia, gestão e etc. 

DIÁRIO DE BORDO DIA 21\01\2019

     No Dia 21\01\2019  Segunda - Feira, com a Pedagoga Thamisia, Falou Um Pouco Sobre o programa de aprendizagem industrial e Falamos Um Pouco Sobre Os Nossos Objetivos Na Empresa, e Sobre Quem Somos No Dia a Dia, Falamos Também Sobre a Empresa Que Trabalhamos e Qual São Os Nossos Objetivos Dentro Da Empresa e Qual São Os Motivos Que Entramos Na Empresa, Gostamos Muito Do Primeiro Dia De Aula Conhecemos Mais Uma Nova Família, e Ela Perguntou Se Estamos Ansiosos Para Exercer Nossas Funções.


                                  Uma Demostração Do Dia 21\01\2019

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Falando um pouco sobre a empresa

Quem Somos Nós? Everton Luan e Dreykson Luiz, Temos 18 Anos,  nos Queremos Falar Um Pouco Sobre o Curso, nos tamos Achando Muito Boa Essa Experiencia De Participa De Uma ótima Empresa e Um ótimo Curso, Porem nós Ainda Tenho Muito Oque Aprender Tanto Na Areá Da Empresa Quanto Na Areá  Do Curso, E Temos a Certeza Que Não vamos Deixa Essa Oportunidade Passar.

Um pouco da historia. 

 Pimentel lopes: O grupo empresarial da Multidoor tem mais de três décadas de experiência em engenharia e arquitetura — começando pelos fundadores, o engenheiro Roberto Pimentel Lopes e a arquiteta Leila Pimentel Lopes. Desde 1981, o grupo é sinônimo de qualidade na construção civil e referência no segmento de portas, sendo fornecedor estratégico em grandes projetos por todo o Brasil. Confira abaixo alguns dos principais marcos dessa trajetória de sucesso.

 

Primeira Década: 1981 - 1990






















                    

                                      Segunda Década: 1991 - 2000


























                                                          

                                  Terceira Década: 2001 - 2010



                  


                                                                   






  
                                                       

                                        Quarta Década: 2011-2020